SOS Ansiedade na prática!
- Raíssa Lindoso de Araujo
- 12 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Os transtornos de ansiedade são, de certa forma, os reflexos de nossos dias. Dias que passam sem a gente perceber que alguma coisa está totalmente fora da ordem...
O truque é encontrar o nível certo de ansiedade, para que tenhamos uma boa performance
diante dos obstáculos e contratempos que a vida nos apresenta. E como colocar isso em prática?
1° Passo: Reconheça e Aceite sua ansiedade e seus próprios medos excessivos.
2° Passo: Procurar ajuda!
Temos a péssima mania de não pedir ajuda, de não compartilhar sobre aquilo que dói pois há uma crença que estaríamos demonstrando fraqueza. Devemos usar a vulnerabilidade como aprendizado e ressignificar nosso sofrimento. E é aí que está nossa força. É preciso ter coragem de ser vulnerável.
"Quando Estou Fraco é Que Sou Forte"

Passos seguintes:
* Aceite o processo! Mantenha-se firme e confiante no processo que escolheu para resolver sua ansiedade, de preferência com um(a) profissional da área: psiquiatra, psicólogo(a), terapeuta ocupacional, etc.
* Tome um tempo para aprender mais sobre você, seus medos, seus sintomas... busque conhecimento! Também é uma forma de autocuidado, com isso, você se sentirá ainda mais seguro(a) no processo.
* Estabeleça sua rede de apoio: em que relações você encontra segurança? bem-estar? e quais não encontra? reflita sobre isso... Procure se aproximar de pessoas e/ou locais que lhe proporcione aconchego, aceitação, e troque experiências.
* Esteja sempre atento(a) ao seu tratamento. Acolha os momentos, sejam eles bons ou ruins, eles vão passar. E tenha a certeza de que estará bem amparado(a), tanto pelos profissionais que te acompanham como sua rede de apoio do tópico anterior. Mantenha um diálogo sincero e aberto com esses.
E não menos importante:
Pense na sua saúde de forma integral (mente, corpo e espírito), dessa forma você se guiará no processo para uma nova versão de si mesmo(a), para que não esteja mais tão vulnerável à ansiedade tóxica e a seus efeitos prejudiciais.
Desejo boa sorte na jornada ,
e espero que tenho te ajudado de alguma forma.
Com afeto, Psicóloga Raíssa Lin
@serrpsi
Fonte: Livro "Mentes Ansiosas" - de Ana Beatriz Barbosa Silva
com a colaboração de Dra. Lya Ximenez




Comentários